segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Adoração Extravagante




Se há uma expressão muito comentada nestes últimos dias é a tal da “adoração extravagante”. É comum ouvirmos críticas e comentários, bem como conhecermos ferrenhos defensores e analistas do tema. Desde já deixo claro que não quero me envolver com questiúnculas, pois creio que Jesus não está preocupado se estamos usando um termo agressivo ou se o nosso dicionário fala isso ou aquilo sobre “extravagante”. Extravagante quer dizer “insensato” ou “extravasante”? Penso que discutir isso é perda de precioso tempo (Tito 3:9).

O fato é que adoração extravagante e religiosidade extravagante existem há muito tempo. Um dos atos de adoração mais estranhos, insólitos e extravasantes que conheço foi praticado por Maria, irmã de Lázaro (aquela que foi “imortalizada” por Jesus em Mt 26.13). O texto mais detalhado dos 4 evangelhos encontra-se em Lc 7.36. Por favor, leia na Bíblia antes de prosseguir.

A princípio é importante que entendamos a história “por trás” do relato bíblico. A festa foi organizada por Simão (o leproso) para homenagear Lázaro, que fora ressuscitado por Jesus. No vs 36, vemos que Jesus era um mero convidado. Isto quer dizer que, mais uma vez na história do homem, o curado recebe mais atenção que o Curador.

A mulher pecadora (Maria) talvez estivesse percebendo, lá da rua mesmo, que as homenagens prestadas ao seu irmão, estavam desonrando Jesus. E como as mulheres não podiam participar dos banquetes masculinos, ela tinha que ficar do lado de fora. Mas Maria estava profundamente grata a Jesus pelo milagre que Ele havia feito. E algo estava errado naquela festa. Você sente a semelhança com alguns de nossos eventos de hoje?

Em questão de minutos a mulher vai até sua casa, pega um vaso cheio de ungüento (de nardo puro). O perfume representava suas economias de muito tempo, e equivalia a 1 ano de salário de um trabalhador. O nardo era uma planta odorizante, e seu bálsamo era muito caro, importado do Norte da Índia. Com essa disposição de ofertar o seu bem mais precioso Maria começava a adorar com extravagância.

No vs. 37 ela entra esbaforida e ansiosa na casa do fariseu Simão. Vendo Jesus à mesa, ela se derrama aos pés dele e chora copiosamente, “lavando” os pés de Jesus com suas lágrimas de amor e de adoração abundante. Como ninguém lhe estendeu um lenço ou uma toalha, Maria praticou mais um ato extravagante e arriscado: Soltou os cabelos e começou a enxugar os pés de Jesus. Naquela época as mulheres não podiam andar com o cabelo solto, apenas em casa na presença do marido. Talvez alguns “ex-clientes” da mulher pensaram consigo: Oba, Maria está de volta à ativa!

Enquanto a mulher estava em adoração extravagante, o fariseu vivia sua religiosidade extravagante. No vs 39 ele pensa consigo: “O que esta mulher está fazendo? Se Jesus fosse profeta não permitiria essa barbaridade, essa baixaria!”.

Jesus com toda paciência lamenta: “Oh fariseu querido, quando eu entrei na sua casa nem educado você foi. Você esqueceu até de oferecer água para lavar os meus pés. Não me deste ósculo; ela, entretanto, não parou de beijar meus pés”. (Obs: os fariseus eram tão religiosos e cegos, que na questão espiritual estavam mais distantes de Deus que a maioria do povo. Nisso eles eram campeões!).

Se alguém acha que se emocionar e se expressar com extravagância na presença de Deus é pecado eu não posso falar nada. Como diria um “sábio” da televisão brasileira: Minha boca é um túmulo! Só sei dizer que Jesus não repreendeu a mulher. Por outro lado, repreendeu o fariseu. Só sei dizer que a mulher fora recompensada com o perdão dos pecados e com a salvação (Lc 7.50). Já Simão levou uma “chicotada” das mais doídas de Jesus (você percebe alguma semelhança com Mical???). Penso que Simão só não ficou estéril porque era homem :-)

O fariseu é um religioso extravagante. Ele vem pra igreja e não oferece nada. Ele é orgulhoso, ele se acha superior e espiritual demais. Ele não gosta de se expor e de se expressar na presença de Deus. Ele condena a adoração dos outros, por mais “correta” que pareça. Ele se apega a questiúnculas. Ele quer discutir sobre coisas pequenas, mas se esquece da essência da adoração.

Nós precisamos ser adoradores, não religiosos. Nós precisamos oferecer a Deus algo de valor, como a mulher ofereceu o ungüento precioso. Precisamos adorar com humildade, e expressar nosso louvor sem qualquer tipo de vergonha e medo. Não devemos nos preocupar com os religiosos extravagantes, eles sempre vão estar lá. Sempre vão estar questionando, mas Jesus estará recebendo sua adoração, Jesus estará satisfeito com você!

O que você prefere ser? Um adorador extravagante ou um religioso extravagante? Pense nisso... a escolha é sua.



Adolescentes S/A Autor: Ciro Sanches ZibordI

Escrito em forma de diálogo, o autor se apresenta como um amigo disposto a falar sobre sonhos, dificuldades e relacionamentos.Dividido em 4 partes:
- o relacionamento afetivo (o “ficar” e o namorar / Beijo / Virgindade / Masturbação);
- o relacionamento com o mundo (Amizades / Games / LAN House / TV / Internet);
- o relacionamento com a família (Vale a pena obedecer? / Conflitos com os pais) e, o mais importante,
- o relacionamento com Deus.
O Pastor Ciro está ansioso para conversar com você! Leia o livro e tenha uma conversa franca e descontraída com o autor.
Digitalização: Levita Digital
Revisão: Duarte Rego
Lançamento E-Books Gospel

Atitudes certas diante das adversidades Autor: Silas Malafaia

Há momentos em que o ser humano passa por decepções e é surpreendido por problemas que parecem sufocá-lo. São dificuldades que costumam ferir a auto-estima e provocar o desânimo. No entanto, o servo de Deus precisa aprender a agir com sabedoria para tomar a decisão certa diante das adversidades e, assim, superá-las.
Quem não deseja ter uma vida repleta de vigor e superações? Para isso, é preciso atentar para aquilo que se ouve e vê no dia-a-dia. Não é à toa que o pastor Silas Malafaia faz três perguntas de fundamental importância para o cristão: que pensamentos você tem alimentado? Quais os desejos do seu coração? Que sentimentos dominam você? O sucesso da caminhada cristã dependerá da resposta que é dada a estas questões tão bem analisadas neste precioso livro.
Digitalizado por SusanaCap

Experiência com Deus transforma a nossa vida Autor: Silas Malafaia


Uma mensagem baseada na história do Rei Uzias (Isaías 6), um homem que teve um reinado fortalecido por Deus por mais de cinquenta anos, mas no final deixou a soberba invadir seu coração, esquecendo-se que tinha sido Deus que o abençoara.
Cresça espiritualmente e seja edificado através desta mensagem.

Clique em um dos links abaixo:
MegauploadMediafireRapidshareBadongoDepositfilesSendspaceYousenditZshare

Rejeite a preocupação e viva em paz Autor: Silas Malafaia

Digitalizado Por: Pregador Jovem
O que é ansiedade? O que ela provoca? Quais os tipos mais comuns de preocupação? Como rejeitá-los e viver em paz? Qual a receita bíblica para livrar-se da ansiedade excessiva? O que significa lançar sobre Cristo a ansiedade?
Neste livro, estas e outras questões pertinentes são analisadas à luz da Palavra de Deus de modo que você entenda as possíveis causas de suas preocupações, aprenda a lidar com elas, creia que o Senhor cuida de cada um de Seus filhos e é poderoso para dar-lhes paz em meio à tribulação e para fazê-los vitoriosos, provendo um escape e o milagre de que precisam.

A Aliança da Graça Autor: William Hendriksen

Recentemente vem aumentando o interesse sobre a doutrina da Aliança da Graça. Se não fosse assim a editora não me teria solicitado que preparasse uma edição revisada e ampliada de meu livro sobre esse tema, publicado há quase meio século.
Durante estes anos tenho recebido mais e mais pedidos da obra anterior e sugestões para que fosse reeditada. Não faz muito tempo, um pastor jubilado, ao descrever o estado existente entre muitos jovens da sua denominação, e de outras, observou: “O que necessita é um despertar do interesse sobre a Doutrina da Aliança de Graça. Nossa preciosa juventude deve estar consciente do que significa ser “filhos a aliança”!
Digitalizado :Felipe Sabino
Créditos : Gospel Book

O Ser de Deus e seus atributos

 
A doutrina de Deus, seu ser e seus atributos praticamente não aparece nas publicações em português, exceto em menor porção na Teologia Sistemática de Louis Berkhof.
Esta é uma tentativa de preencher essa lacuna. Todas as outras publicações afins, em português, não tratam da doutrina de Deus com a extensão que procurei dar.

Procurei ajudar os pastores, professores de Escola Dominical e outros obreiros. Tentei ser leal em tudo que pude à Revelação Divina a aos princípios de fé reformados.
Esse trabalho começa com o estudo do ser divino triunitário e termina com o estudo dos seus atributos. São duas seções que englobam muitas coisas de Deus que merecem e devem ser conhecidas por todos aqueles que o amam.
Tenho emoções profundas cada vez que levanto a minha voz para transmitir o que aprendi de Deus, pois esse assunto é mais do que uma série de meras informações sobre Deus.
É consolo para a minha alma, esperança para o meu coração, delícia para a minha mente, energia para o meu corpo. Deus tem sido a minha esperança desde a minha meninice, quando fui educado na fé evangélica.
Oro a Deus para que estas mesmas sensações sejam provocadas na vida do leitor que se apropria das verdades infalíveis de Deus que estão registradas nas Escrituras Sagradas e que as observações deste livro sejam úteis e abençoadoras para todo leitor atento ao que Deus é e faz.
Numa época de tanta superficialidade doutrinária e afastamento das doutrinas bíblicas, livros como este são bem-vindos, não somente para os estudantes de seminários e institutos bíblicos, como também para todos os que desejarem, biblicamente, adquirir um conhecimento profundo sobre o Deus das Escrituras Sagradas.
Heber é doutor em Teologia sistemática mas é, antes de tudo, um intérprete das Escrituras. É a elas que ele recorre insistentemente para argumentar e definir um ponto, muito embora conheça o pensamento de outras autoridades em Teologia. Além disso, cada capítulo encerra-se com diversas aplicações práticas para os conceitos discutidos, revelando a preocupação pastoral do autor.
É essa combinação de exegese bíblica, sensibilidade teológica, compromisso com as Escrituras, desenvolvimento lógico e preocupação pastoral que fará com que O Ser de Deus seja contado entre as obras mais importantes e relevantes produzidas hoje pela academia evangélica reformada brasileira. Augustus Nicodemus Lopes

Quatro Por Um - Uma Voz (2010)

Músicas
01. Um Milagre
02. A Tua Graça Me Basta
03. Todo Poderoso
04. Não Temer
05. Ferido Por Mim
06. Libera o Grito
07. Meus Lábios
08. Contigo Eu Venço
09. Pescador de Almas
10. Me Tudo
11. Na Contramão
12. Heróis



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

REFLITA - VEJA COMO É SUA VIDA!